5 Vantagens em fazer um curso superior a distância

Estudar no formato EAD, sigla para educação à distância, tornou-se uma grande febre no Brasil. O modelo não é novo e neste ponto relembremos do Telecurso 2000 lá dos anos 90. Mas com a internet ganhou mais força e se tornou uma das preferências entre os estudantes. Fazer um curso superior à distância é prático e tem muitas outras vantagens.

As 5 Vantagens em fazer um curso superior a distância

O formato tradicional de graduação ou curso técnico perdurou por muito anos. Mas com a evolução tecnológica era necessário modificar também o formato de ensino e por isso o ead fez tanto sucesso. Universidades, faculdades e cursinhos preparatórios para concursos aderiram ao modelo com sucesso.

Para quem está pensando em investir listamos cinco vantagens que valem a pena. 

Flexibilidade de horário e localização

Já pensou estudar quando e onde quiser? Esta é uma das vantagens do formato de educação à distância para graduação. Matriculado em uma instituição de ensino o aluno deve cumprir uma carga horário no turno determinado e muitas vezes enfrenta problemas. É comum um professor cancelar e ele sair de casa apenas para uma aula quando na verdade há duas. 

Muitos alunos levam falta porque precisam se ausentar da sala por motivos diversos como viagens à trabalho, doença sua ou de parente, dentre outros fatores. No estudo ead é só ter consigo o computador, um email Hotmail  ou de qualquer outra conta e as aulas continuam rumo à formação e diploma.

Custo mais baixo

Mesmo as aulas sendo gravadas em alta qualidade os custos são baixos para a instituição de ensino. Isso torna matrícula e mensalidade muito mais em conta, ajudando a quem sonha em ter um diploma mas não pode pagar por isso. 

O valor a ser pago por mensalidade costuma ser em alguns casos 75% mais barato que um curso presencial. Vale a pena investir.

Pode adiantar os estudos em seu ritmo 

Apesar das aulas serem gravadas com um professor sempre, é comum o fator humano atrapalhar a transmissão do conteúdo. Podem surgir problemas como professor afastado por motivo de doença e o assunto não progride. Alunos em sala de aula com dúvidas podem dificultar o andamento da matéria. 

Com o material entregue em maior quantidade(no geral os cursos entregam a disciplina completa ou uma boa parte) é possível adiantar os estudos quando quiser. Podem ser assistidas duas ou mais aulas, revisadas (alguns cursos possuem limite de visualização) e assim a evolução na disciplina é mais rápida. E com a flexibilidade de horários dá para adiantar conteúdo também. 

Economia de custos de ser um estudante universitário

Os custos de um aluno vão um pouco além da matrícula. Há lanches, transporte, estacionamento de carro em alguns casos, dentre outros. Também há cópia de material, saídas com os colegas e muitos outros que podem chegar a dobrar o valor da mensalidade por mês. Estudando em casa há muito mais economia.

Não muda em relação a um curso presencial

Há quem tenha receio com a mudança de formato de perder alguma coisa em comparação com um curso de graduação feito em sala de aula. Não há de fato a interação com os colegas pessoalmente, mas as instituições oferecem fóruns de discussão para manter os alunos conectados e debatendo assuntos. Os vídeos permitem contato com o professor e canais de atendimento possibilitam tirar dúvidas com os professores. A experiência é não apenas completa como interessante também. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *